quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Burger EXK1

Olá pessoal,

Este artigo é especial porque hoje vou falar-vos da minha primeira "custom knife", a Burger EXK1.





Contráriamente às facas/navalhas de produção, as "custom knives" são facas personalizadas geralmente feitas à mão e em pequena quantidade, tornando-as assim mais especiais.
Esta foi criada por Trevor Burger, cuteleiro sul-africano filho do criador da empresa Burger knives.

Se este modelo vos parece familiar então é porque, muito provavelmente, já devem ter visto o modelo Boker Plus Exkelibur que é nada mais nada menos do que a versão de produção desta navalha.

A EXK1 é a versão mais pequena do modelo com uma lâmina FFG de 7cm em aço N690.
A sua lâmina é espectacular.
O facto de ser completamente plana e ter 2,8cm de espessura faz com que corte muito bem mas é óptima também para outras funções do dia-a-dia, como por exemplo, barrar o pão :)
O acabamento é acetinado mas penso que polido à mão.



Contudo, também se pode comprar em aço damasco.

O cabo é revestido pelo muito adorado G-10 camuflado.
Compreendo que este "look" não seja para todos, por isso, a Burger oferece também outros materiais para cabos como G-10 preto, fibra de carbono, entre outros.
Eu não gosto de camuflado em nada mas em navalhas acho espectacular.

O sistema de bloqueio é o linerlock.
Este é feito de titânio azulado a condizer com o clip igualmente de titânio.


Reparem como só um lado tem tem este material. A outra parte é apenas G-10.
Este facto contribui para o seu peso pena de apenas 62g!!
O backspacer é preto com uma lista vermelha como podem ver.


Agora, o que esta navalha tem de inovador e nunca foi abordado aqui é o seu sistema de abertura.
Geralmente falo de flippers, thumbstuds ou de algum buraco na lâmina para abertura com uma só mão mas hoje não vai ser o caso.
A EXK1 usa o "lip mechanism" ou "mecanismo de lábio" aportuguesando a coisa :)


Ou seja, quando fechada podemos ver uma saliência na continuação do "jimping" que ao pressioná-la para trás faz com a que a lâmina abra.
Podemos abrir com o indicador...





ou com o polegar.




Com o polegar consegue-se uma abertura mais lenta do que com o indicador, na minha experiência.
Esta tem uma retenção muito boa da lâmina quando fechada por isso acho mais fácil abrir lentamente com o polegar.
Este sistema é muito usado entre os cuteleiros sul-africanos mas se pensam que lhe confere uma abertura lenta então estão muito enganados.
Esta abre-se tão rápido como um flipper ou qualquer outro mecanismo!
Não acreditam?
Então aqui fica o meu primeiro vídeo :)


Gostaram?
A acção desta navalha é extremamente suave e foi algo que me impressionou muito mal a usei.
Não sei porquê mas apesar de ser de tamanho pequeno esta parece maior quando a uso.
O facto de o cabo permitir que a mão fique próxima da lâmina é um grande factor positivo para mim bem como a largura da lâmina.
No entanto, se esta não me satisfazer posso sempre comprar a LEXK, ou seja, o tamanho maior ;)

Pois bem, esta é a minha análise inicial da minha Burger EXK1.
Pequena e leve mas ao mesmo tempo muito sólida, a EXK1 é uma das minhas EDCs favoritas. 


Obrigado pela visita e lembrem-se, No Knife No Fun :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário