Hoje venho falar de mais um produto saído da fábrica de Chris Reeve, a Umnumzaan.
Umnumzaan, em Zulu, significa Chefe, Patrão ou Senhor.
Se prestaram atenção, o desenho da mesma pode ser visto como imagem de marca do No Knife No Fun :)
Usando os mesmos materiais da Sebenza, o Patrão :) não usa o sistema de bucha.
Tem um parafuso de articulação extremamente robusto (mais até do que a XM-18!) mas, mesmo assim, a sua acção de desdobramento é muito suave.
Com aço s30v, em vez do novo e pior, na minha opinião, s35vn , esta não tem o novo parafuso de articulação que se pode ver na nova Sebenza 25, não tem também o desigual lockbar stabilizer nem as palavras "Idaho Made".
O jimping é também muito mais funcional nesta versão.
Esta é, de longe, a minha configuração preferida.
Aliás, apenas a tentei comprar assim, sem as novas alterações.
Continuando, a lâmina é ligeiramente maior do que a Sebenza 21 grande com 9,33cm de comprimento.
A lâmina, também stonewashed, é algo único e espectacular.
Adoro a sua forma de arpão :)
Para além de uma forma única, esta corta extremamente bem e a atenção ao detalhe é incrível.
A espinha da Sebenza é arredondada enquanto que esta é mais quadrada, no entanto, os "ombros" da mesma são cortados que, na sua continuidade, dão origem ao arpão.
É, sem dúvida, fantástica!
Toda a gente diz que a Sebenza é de construção muito simples, apenas com três parafusos.
Eu concordo mas, na minha opinião, a Umnumzaan é ainda mais simples devido ao facto de esta apenas usar dois parafusos na sua construção! O da articulação e outro no fundo do cabo com um stand-off.
Outro aspecto curioso na Umnumzaan são os thumbstuds duplos para um desdobramento fácil para ambas as mãos. À volta destes encontram-se dois anéis de borracha que fazem com que o seu bloqueio seja silencioso! Esta é uma característica muito bacana visto assim a mulher não se irritar tanto quando a estamos a abrir e a fechar ao ver televisão LOL
Para além de serem a sua única forma de desdobramento, estes, tal como a XM-18, previnem o oscilamento lateral mas também funcionam como stop da lâmina devido ao contacto perfeito destes com o cabo.
Por fim, o último aspecto que diferencia a Umnumzaan da Sebenza é a sua bola de retenção da lâmina. Quando fechada, esta bola de cerâmina retem a lâmina mas quando aberta, esta entra em contacto com a lâmina prevenindo assim o desgaste do titânio no framelock ;)
Pois bem pessoal, a Umnumzaan é sem dúvida uma das melhores navalhas que alguma vez tive, destacando-se pela sua construção robusta mas muito bem pensada em que nada foi deixado ao acaso.
Seja para colecção ou para uso, a Umnumzaan, é uma navalha com uma beleza única e com uma funcionalidade e robustez ímpares.
Tal como todas as CRKs, esta vai durar mais do que vocês sendo assim uma excelente compra que, para além de valorizar com o tempo, pode ficar para os vossos filhos como uma das melhores peças de cutelaria alguma vez produzidas ;)
Obrigado pela visita e lembrem-se, No Knife No Fun :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário