quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lionsteel SR-2 - Pura Elegância

Olá :)

A primeira vez que comprei uma navalha italiana fiquei algo desapontado porque tive muitos problemas com a mesma. Estou a falar da DPX HEST que já abordei aqui no blog.
No entanto, passado algum tempo, comprei outra italiana, a Fantoni Hide.
Nesse caso tudo mudou devido à grande qualidade que esta exibia.
Pois bem, a Hide fez-me ver que se pode encontrar grande qualidade em Itália  no que à cutelaria diz respeito, por isso, hoje venho mostrar a nova aquisição italiana!
A Lionsteel SR-2.
A SR-2 é o modelo mais pequeno da série, isto porque, a SR-1 é um modelo já com alguns anos mas bastante maior. Ambos resultam da colaboração da marca Lionsteel com o cuteleiro italiano Molletta.
Foi devido ao seu tamanho que nunca comprei a SR-1 mas quando soube que a SR-2 ia sair eu sabia que esta ia passar pelas minhas mãos :)
Porquê? Bem, acho melhor deixar as imagens falarem por elas mesmas.









Esta é a primeira vez que experimento este aço, Sleipner, mas ainda não posso dizer se é melhor do que os outros já experimentados porque a tenho há muito pouco tempo e ainda não a testei.
Contudo, corta papel muito bem e com base em informação reunida posso dizer que o aço parece ser muito bom.
A lâmina de 7,8cm tem uma forma algo diferente de todas as que tive visto ser larga, com um barriga muito acentuada e com 4mm de grossura!
Acho que só a HEST tinha uma lâmina tão grossa. Esta foi uma grande surpresa.
Visto ser tão forte só me apetece escacar um tijolo com esta besta mas ela é linda demais para isso :)





Comparação com Sebenza Insingo pequena.




O cabo é de titânio cinzento mas existem outras cores à venda bem como modelos mais acessíveis em alumínio.
Apesar de ser um cabo de titânio, como outras que já mostrei, este caracteriza-se por ser feito de um pedaço único deste material!
Ou seja, contrariamente ao cabo da Sebenza, por exemplo, composto por duas placas de titânio presas por pilares, o cabo da  SR-2 é uma peça única desbastada conferindo-lhe um visual único, tecnicamente engenhoso e esteticamente espectacular.
O titânio tem a textura necessária para uma boa aderência e um buraco generoso para quem gosta de usar lanyards.













Para além de esteticamente belo e único, este apresenta ainda duas características distintas de quase todas as outras.
O sistema de bloqueio, framelock, conta com um RotoBlock, já revisto no artigo da HEST, e com a adição de uma peça de aço que entra em contacto com a lâmina.

 

A adição desta peça surge para evitar o desgaste do titânio com a lâmina de aço.
A fricção entre estes dois materiais criam um desgaste do titânio com o passar do tempo por isso esta é, acima de tudo, uma forma de aumentar a longevidade do bloqueio.
Caso este se gaste com o uso é mais fácil de substituir esta peça do que o cabo inteiro.

O clip é muito bem feito e discreto no bolso.
Este é preso por um parafuso pontiagudo que tem a principal funcionalidade de partir vidro em caso de emergência.



Mas como sabem que eu não gosto de clips, já o tirei :)
Para isso usei a única ferramenta necessária para a manutenção desta navalha.


Esta peça serve tanto para retirar o clip bem como para ajustar o parafuso de articulação.



Nunca experimentei uma navalha que fosse mais confortável com clip do que sem ele por isso...


 Fica bem melhor, certo? :)

O único ponto negativo que lhe atribuo é o facto dos thumstuds serem algo pequenos e um pouco agressivos nas suas extremidades.
Se forem entusiastas como eu de certeza que vão querer estar sempre a brincar com a SR-2 mas o abre e fecha prolongado vai fazer com que o polegar fique dorido.

Porém, esta navalha era muito desejada e não defraudou as expectativas.
Desde a agradável embalagem de cartão e molde de madeira, da função utilitária da sua lâmina ao requinte do seu cabo, a SR-2 é pura elegância.
Fiquei muito contente por a adquirir e recomendo vivamente a quem quiser comprar uma EDC forte, elegante, exclusiva e com a alta qualidade a que as marcas italianas me têm habituado.

Vídeo de uma semelhante e comparação com a SR-1

Obrigado pela visita e lembrem-se, No Knife No Fun :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário