domingo, 3 de março de 2013

Griptilian RSK MK1 e Kevin Wilkins

Boas pessoal :)

Como vocês sabem, a Benchmade Mini Griptilian 556 foi a minha primeira navalha de qualidade.
Se leram o texto repararam que disse que acabei por a vender.
Pois bem, teimoso como sou decidi tentar novamente a Mini Griptilian.
Sentia falta de a ter no bolso e brincar com o Axis-lock por isso a pesquisa levou-me a encontrar a versão RSK MK1, mais conhecida como Doug Ritter Griptilian.








Doug Ritter, em colaboração com a Benchmade, criou esta nova versão que se distinguia da versão regular apenas na lâmina. 
Esta é uma navalha mais difícil de encontrar na Europa e acho mesmo que só se pode comprar na knifeworks.com.
Contrariamente à 556, a versão Ritter é igualmente "hollow grind" mas tem uma lâmina mais em forma de folha em aço S30V com efeito "stonewashed".
Esta lâmina é espetacular! 
Fazendo um corte mais limpo do que a versão 556 em aço 154CM a Ritter tornou-se rapidamente a minha primeira opção para uso diário.
Nunca gostei muito do 154CM da versão 556. Não sei se foi pela minha pouca prática a afiar na altura que não consegui tirar muito rendimento daquele aço, ou que foi, mas a verdade é que nunca gostei muito.
Em s30v a conversa era outra.
A navalha cortava lindamente tudo que lhe punha pela frente até mesmo quando me punha a inventar coisas para cortar com ela como desmantelar caixas de cartão, preparar a salada de fruta...enfim, coisas à macho :D
No entanto o cabo continuava a meter um pouco de confusão!
É então que entra em cena Kevin Wilkins
Kevin Wilkins é um fabricante de facas americano residente em Berlim que se especializou, entre outras coisas, a fazer cabos para a Griptilian.
Ele é também o designer da Spyderco Leafstorm que já vos mostrei.
Após lhe enviar um email acabei por lhe comprar um set em G-10 preto com um backspacer verde.


 Escusado será dizer que a navalha ficou um luxo:)






O punho em G-10 tornava a navalha ainda mais forte e resistente dando-lhe um grip mais volumoso e sólido.
Atenção pessoal, ao fazê-lo quebrei as regras impostas pela garantia de não poder desmontar a faca por isso ficam desde já avisados.
Mas para que é que isso interessa, certo?:)
Adorei como ficou.
Gostei tanto que acabei por adquirir mais duas.
Uma mini e outra no tamanho maior...



às quais acabei por dar o mesmo tratamento:)


Doug Ritter Griptilian com punho em G-10 verde ranger com backspacer em alumínio preto.






 Mini Doug Ritter Griptilian com cabo de titânio e backspacer preto.










Eu sei que isto pode parecer um pouco louco e até fútil  para alguns, mas meus amigos, digam lá se não ficaram lindas?:)
O cabo Wilkins faz toda a diferença, tornando uma já muito boa faca em algo ainda melhor, com um aspecto muito mais exclusivo e uma solidez incrível!
Se algum dia pensarem em comprar uma griptilian, pensem nesta versão com alguma ponderação.
Fantástica para uso quotidiano (EDC), esta lâmina não vos vai desapontar até mesmo em trabalhos mais duros.
Aliada à força e suavidade de acção que o Axis-lock permite, esta navalha é algo de sensacional e um grande upgrade da 556.
Claro que se a ainda quiserem elevar a um grau superior então o WilkinsGrip está no topo das recomendações.
São incrívelmente bem feitos com acabamentos perfeitos.
Ah...já me esquecia, estes cabos servem em todas as Griptilians ;)
Existe também a Cuscadi sediada na Alemanha que faz deste tipo de alteração em facas por um preço mais baixo. Desta só ouço falar bem apesar de eu não ter experiência com a loja.

Pois bem pessoal, espero que tenham gostado de mais esta "review" destas navalhas e punhos fantásticos.
Eu adorei e só posso recomendar:)
Para finalizar este testamento deixo-vos com o vídeo que me deu a volta à cabeça e me fez comprar isto tudo, bem como, o tutorial de instalação caso pensem em adquirir um WilkinsGrip.



P.s: não se esqueçam de comentar e se tiverem perguntas é só dizer;)

Obrigado pela visita e lembrem-se, No Knife No Fun :)

2 comentários:

  1. Espectacular!! Em primeiro lugar, os meus parabéns pelo blog, apesar de ser ainda muito recente, já está cheio de boa informação e boas experiências no que toca a excelentes navalhas. Nota-se bem a tua dedicação e paixão sobre o tema.

    Sobre a mini griptilian, só tenho bem a dizer. Até agora é a melhor navalha que tenho e a que mais gosto. Já foi exposta a quase tudo (menos tarefas mais hardcore)e sempre se mostrou muito dinâmica e versátil. Fácil de afiar, retém bem o gume. Só tenho um ponto negativo a apontar-lhe, é que como só tenho uma, por vezes não ando mais com ela com medo de a poder perder... eheh!!

    Abraço e continua no bom caminho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário:)
    A mini griptilian é de facto espectacular.
    No entanto não tenhas medo de a perder. Hoje em dia existem bastantes lojas europeias que a têm em stock.
    Fica atento ao blog porque em breve irei abordar mais alternativas ;)

    Abraço

    ResponderExcluir