segunda-feira, 4 de março de 2013

Série Buck Vantage

Olá :)

A constante procura pela melhor navalha EDC levou-me a uma nova marca, a Buck.
A norte-americana Buck, fundada em 1902 tem uma longa história no mundo da cutelaria sendo a Buck 110 a sua maior referência.
Lembram-se de ter uma visto ou tido uma parecida? É mesmo essa. Ou provavelmente uma cópia visto este ter sido um dos maiores modelos copiados da história :)
Com o passar dos anos a Buck modernizou-se tentando satisfazer os pedidos dos consumidores.
Hoje em dia a companhia apresenta um vasto leque de lâminas fixas e navalhas no qual a série Buck Vantage se insere.
Existem três tipos na série: a Select, Avid e Pro.
Estes três tipos diferem no material do punho e no aço da lâmina mantendo-se o design, sendo a Select a gama mais baixa, a Avid intermédia e a Pro a mais alta.
A série Vantage oferece também dois tamanhos: 8,3cm e 6,7cm de lâmina.
Hoje irei falar da Select e da Pro.
A Buck Vantage Select Pro foi a primeira que comprei.




De aspecto mais clássico, esta navalha tem uma lâmina linda em aço s30v, o meu preferido, de 8,3cm de fácil abertura com as duas mãos devido ao buraco na lâmina que funciona como o buraco da Spyderco. Esta navalha, apesar de manual, tem também um "flipper" o que a torna ainda mais sofisticada e divertida ;) 
Este aço é também temperado por um especialista na matéria, Bos, conferindo uma maior resistência bem como uma maior retenção do fio da lâmina.
Adoro o desenho "drop point" desta lâmina, que tal como a Mini Griptilian, a moagem do aço é "hollow ground". 



O seu punho esculpido de G-10 preto macio oferece também uma grande beleza e requinte a esta navalha tornando-a mais fácil de agarrar ao bolso caso queiram usar o clip não destruindo o tecido das calças, como se pode ver em alguns modelos Cold Steel.
O punho é também bastante generoso conseguindo ter um "grip" com todos os dedos mesmo para aqueles que têm uma manápula maior :)








Como disse anteriormente, eu não uso clips mas este, tenho que reconhecer, é muito bem feito.
Sendo bastante discreto, a navalha não se torna desconfortável com ele e pode ser mudado tanto para dextros como para canhotos.





A Vantage Pro é uma boa navalha e uma boa alternativa para quem procure uma boa EDC ou até mesmo para trabalho mais duro.
No entanto com a experiencia que fui adquirindo reparei que, como podem ver na foto em cima, os "ombros" do cabo são muito quadrados criando desconforto na mão após algum uso, "hot spots".
Claro que com uma lixadela aquilo vai ao sítio mas para coleccionar e tal torna-se um bocado chato:)
Outra coisa, o "linerlock" parece ser um bocado frágil.
A minha, tal como a de muita gente, ao ser pouco usada abriu demais o linerlock. Isto, para quem não sabe, é uma das pricipais causas para a navalha, em caso de cedência, vos dobrar nos dedos. 
No entanto nem a mim nem a ninguém que eu saiba isto alguma vez aconteceu com uma Vantage por isso estejam descansados. Isto é só mesmo para que saibam :)

Tal facto de demasiada abertura do linerlock também acontece na minha Buck Vantage Select.







Esta é a irmã mais pequena.
Buck Vantage Select com uma lâmina de 6,7cm em aço 420HC e cabo numa fibra plástica mais parecido com a Griptilian faz parte da gama mais baixa.
Esta tem a peculiaridade de ter sido comprada cá em Portugal e que me foi dada por uma pessoa muito especial por isso tem um lugar reservado cá no cantinho ;)
Para além disso, uso-a muitíssimas vezes no dia-a-dia e tem provado ser suficiente para tudo que faço.

Pois bem pessoal, aqui têm uma boa alternativa se estiverem a procurar algo de boa qualidade a um preço mais razoável.
Para finalizar deixo-vos aqui com mais um video, das dezenas que existem, onde podem ver melhor as ditas cujas :)

  
                                   

Obrigado pela visita e lembrem-se, No knife No fun :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário