Olá :)
Já andam cansados do blog? Espero que não :)
Quando criei o post Spyderco a minha intenção era dar-vos a conhecer a marca focando-me na Delica mas também apresentar algumas imagens de modelos que passaram pela colecção.
No entanto, sempre pensei falar mais pormenorizadamente de cada um deles. Por isso, a análise de hoje trata disso mesmo, neste caso, a Spyderco Chaparral.
A Chaparral entra na categoria de "gentlemen's pocket knife" ou, aportuguezando a coisa, canivete/navalha de cavalheiro.
Apesar de caber nesta categoria, esta apresenta um design moderno, bem diferente do canivete do nosso avô:)
Tal como a Hide e a Delica, esta navalha tem o sistema de bloqueio backlock mas consegue-se operar o mesmo de uma forma bem mais fácil do que a Hide.
A acção de desdobramento é muito macia e agradável não tendo que se imprimir muita força no Spyderhole para abrir nem no backlock para fechar.
Com uma lâmina plana, full flat ground, de 7cm de comprimento e 2mm de espessura esta navalha corta como um X-acto podendo ser incorporada no nosso EDC para tarefas ligeiras.
Apesar de feita em Taichung, Taiwan, a Chaparral é muito bem feita com uma atenção ao pormenor incrível.
O punho de aço inoxidável revestido a fibra de carbono é muito agradável à vista e ao toque sentindo-se a textura do mesmo.
O facto de a estrutura de aço do cabo ter sido desbastada no interior proporcionam uma leveza incrível não se sentindo que a temos no bolso.
A Chaparral, bem como vários modelos Spyderco, apresenta uma "finger choil" que faz com que seja possível segurar o cabo de duas formas.
Esta primeira para termos mais alcance ao abrir o pão:)...
e esta a usar a "finger choil" para trabalho mais detalhado e preciso.
Tal como a Spyderco Sage, a Chaparral irá ter várias versões.
A Sage diferencia-se de todos os outros modelos devido ao facto de todos os anos sair uma versão diferente, de forma a homenagear fabricantes de facas que se notabilizaram ao criar novos sistemas de bloqueio.
A Chaparral também irá ter versões diferentes mas apenas variando o material dos punhos e o aço.
Neste momento já se encontra disponível a versão em titânio e em aço CTS-XHP.
Pois bem meus amigos, longe vai o tempo em que as navalhas, e as facas em geral, tinham um aspecto aborrecido talhadas exclusivamente para o trabalho.
Hoje em dia o mundo da cutelaria oferece modelos únicos que para além de servirem como ferramentas de alta tecnologia, agradam também ao nosso sentido visual e táctil.
:)
Espero que tenham gostado e, como já vem sendo hábito, deixo-vos com um vídeo para verem esta beleza mais em pormenor.
Obrigado pela visita e lembrem-se, No Knife No Fun :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário